Nesta Semana haverá uma grande Movimentação no que diz respeito a garantia para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Apodi e Região. Três Grandes Eventos irão ocorrer entre os dias 29, 30 e 31 no Município de Apodi. Veja:
DIA 29 (AMANHÃ) SEMINÁRIO: IMPACTO DO AGRONEGÓCIO/AGROTÓXICOS NA SAÚDE, NO TRABALHO E NO AMBIENTE.
Atualmente várias pesquisas brasileiras têm evidenciado o impacto do agronegócio na saúde, no trabalho e no ambiente. Dentre os agravos à saúde relacionados ao agronegócio, os de maior relevância e impacto negativo para a saúde humana e ambiental são as poluições e/ou contaminações e intoxicações relacionadas aos agrotóxicos.
Nesse sentido, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, a Comissão Pastoral da Terra do RN, o GVAA e a ASA POTIGUAR, em parceria com o Núcleo TRAMAS-UFC e o Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde da UERN realizam o Seminário Impacto do agronegócio/agrotóxicos na saúde, no trabalho e no ambiente, de âmbito estadual, com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema para o Rio Grande do Norte.
PROGRAMAÇÃO
Data: 29 de março de 2011
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi
Horário:
8:30h – Mesa de Abertura
9:00h – Vozes do território: a realidade da vida no campo em Apodi, Açu e Baraúna
10:00h – Mesa Redonda: Impacto do agronegócio/agrotóxicos na saúde, no trabalho e no ambiente.
Convidadas:
Drª Raquel Rigotto – Médica do Trabalho, Doutora em Sociologia, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora do Núcleo TRAMAS – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade – UFC.
Drª Andréia Lessa – Engenheira Química, Doutora em Engenharia Química , Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
11:00h – Debate
14:00h – Ato Público Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
DIA 30 - ENCONTRO TERRITORIAL: A IMPORTÂNCIA DA ATER PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Objetivo: Mobilizar agricultores (as) e sociedade civil para debater a situação e perspectivas da assessoria técnica para a Agricultura Familiar, no estado do Rio Grande do Norte.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 30/03 Quarta-feira
Local: STR Apodi.
7h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h00 Abertura do evento: Vídeo Semeando Agroecologia. REDE Pardal/AVSF/UE.
9h00 às 10h45 Mesa de debate: Panorama atual da Assessoria Técnica para a Agricultura familiar no RN.
10h45 às 11h00 Intervalo
11h00 às 12h30 Mesa de debate: A Política de Assessoria Técnica a Agricultura familiar no RN.
12h30 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h30 Mesa de debate: Caminhos para a Assessoria Técnica a Agricultura familiar no RN.
15h30 às 17h00 Encaminhamentos e Encerramento.
DIA 31 - PALESTRA SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ VERMELHO.
Edimar Filho (SEAPAC) e Flaviano Barboza (Engº. Agr. Bolsista CNPQ/COOPERVIDA)Lançando o Convite na Reunião do Fórum da Agricultura Familiar |
No dia 31 de Março está programado pra acontecer uma importante palestra sobre a Cadeia Produtiva de Arroz Vermelho de Apodi que é um forte potencial da Agricultura Familiar deste município que traz como temática “Avaliação, Introdução e Difusão de Cultivares de Arroz de tipos especiais e Tecnologia para produção no Vale do Apodi”. O local onde irá realizar-se essa palestra será no Auditório do STTR de Apodi a partir da 09h00min que contará com dois Palestrantes: JOSÉ ALMEIDA PEREIRA (Pesquisador da EMBRAPA) e o Prof. Dr. NEYTON OLIVEIRA MIRANDA (UFERSA).
Essa é uma iniciativa de Várias Organizações que objetivam melhorar e fortalecer a Cadeia Produtiva do Arroz Vermelho de nosso município, que são: a UFERSA, o STTR de Apodi, o SEAPAC, a APAVA, a COOPERVIDA e a Associação da Comunidade de Reforma.
Portanto, sua presença é de fundamental importância que com certeza contribuirá significativamente para os avanços da Agricultura Familiar de Apodi, marque na sua agenda;
DATA: 31/03/2011
HORÁRIO: 09h00min às 11h30min
LOCAL: Auditório do Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) de Apodi.
PALESTRANTES: José Almeida Pereira (Pesquisador da EMBRAPA)
Prof. Dr. Neyton Oliveira Miranda (UFERSA).
Postado por: Agnaldo Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário