Edílson Neto. Foto: Agnaldo Fernandes |
O Encontro Nacional de Acesso à Terra pretende proporcionar reflexões e debate sobre a democratização da terra que garanta a soberania alimentar das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro. Para isso, o evento vai reunir quatro temas que serão analisados em oficinas: direito ao território, atingidos e/ou ameaçados pelo agro e hidronegócio, reorganização fundiária e agricultura familiar e crise fundiária. Cada temática será discutido à luz de relatos de experiências reais.
Cerca de 100 agricultores camponeses de todos os estados do Nordeste e Minas Gerais, representantes de organizações da sociedade civil e governantes são aguardados na capital piauiense. Nos dias 11 e 12 de agosto, o Encontro acontecerá na sede da Obra Kolping do Piauí.
O Evento contará com a presença do Fundador e ex-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), filósofo e teólogo, Dom Tomás Balduíno, que vai participar da abertura do I Encontro de Acesso à Terra no Semiárido. O evento é realizado pela Articulação no Semi-árido (ASA), nos dias 10, 11 e 12 de agosto, em Teresina (PI). A mesa de abertura começará às 19h, no auditório Mestre Expedito do Centro de Artesanato Mestre Dezinho.
Destacado ativista das causas dos povos mais necessitados e entusiasta do movimento dos trabalhadores sem-terra no país, Dom Tomás tem feito críticas ao governo por omissão e aponta o agronegócio, o judiciário e autoridades como responsáveis pela violência no campo. Clique aqui e leia a entrevista que o bispo concedeu em maio deste ano à Revista do Brasil.
A Classe dos Trabalhadores (as) Rurais do Estado do Rio Grande do Norte será representada no Evento pelo Sindicalista e Agricultor Edílson Neto que atualmente coordena o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Apodi.
Ouça aqui o spot de divulgação do evento produzido pela equipe de comunicadores do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.
Texto de Paula Andreas e Mariana Gonçalves - comunicadoras populares da ASA |
Pedro II – PI. Com Adaptações de Agnaldo Fernandes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário