terça-feira

Latifúndio improdutivo impede desenvolvimento de regiões no Maranhão


 Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

No Município de Bom Jesus das Selvas, centro oeste do Maranhão, a área urbana da cidade só cresce beirando a rodovia, que corta a localidade ao meio. Isso acontece porque imensos latifúndios impedem o surgimento de novas moradias.

Uma área grilada com cerca de 12 mil hecatres pertencente a União - como consta um relatório da Superintendência de Regularização Fundiária da Amazônia Legal -, havia sido ocupada este ano por cerca de 300 famílias sem terra.
Entretanto, na manhã desta última sexta-feira (10), as famílias que ocupavam a área foram despejadas irregularmente. Como a área é da união, somente a justiça federal tem competência para tal ação. No entanto, mesmo assim depois de comunicado formalmente pelo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado, o comando local da PM realizou a operação.
Além da desapropriação para a criação de assentamento rural, as famílias reivindicam que parte da área seja destinada para projetos habitacionais do governo municipal. Entidades denunciam que o município perdeu projetos federais para habitação por não existir terrenos para a construção das moradias.

 

Nenhum comentário: