quarta-feira

Movimentos sociais do campo realizam marcha contra o agronegócio e a paralização da Reforma Agrária em Brasília

encontro unitario 04Os 7 mil participantes do Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas saem em marcha nesta quarta-feira (22) pela Esplanada dos Ministérios, com a saída marcada às 8h do Parque da Cidade, em Brasília.


Também se somarão à marcha diversos outros servidores públicos em greve, assim como outras entidades da sociedade civil, totalizando mais de 10 mil pessoas nas ruas da capital brasileira.
Os trabalhadores e trabalhadoras do campo partem rumo ao Congresso Nacional, onde farão um ato público para denunciar a paralização da Reforma Agrária e a aliança do estado brasileira com o agronegócio e a complacência do governo federal com tal modelo de produção.
Além disso, os povos do campo também denunciam os malefícios do agronegócio e a inviabilidade econômica, social e ambiental desse modelo, já que sua base de produção está alicerçada na enorme utilização de agrotóxicos, na alta concentração da terra, na ampliação da pobreza, na não geração de emprego no meio rural, na expulsão das famílias do campo e na produção de commodities para exportação.
Em contrapartida, os movimentos sociais exigem a mudança do modo de produção agrícola, levando para o centro do debate a necessidade da realização da Reforma Agrária para a superação da pobreza. Lutam, portanto, pela transição desse modo de produção para um modelo agrícola baseado na agroecologia, sem necessidade de utilização de agrotóxicos, que produz alimentos saudáveis a sociedade brasileira e que gere renda, emprego e dignidade às famílias do campo.

Nenhum comentário: