sexta-feira

Derrubada de placas demonstra insatisfação com projeto de irrigação na cidade de Apodi.

Placas_estavam_no_local_ha_quase_dois_mesesEsta semana, as placas de informações da obra do projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi afixadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Governo Federal foram derrubadas.
Para a militante da Marcha Mundial das Mulheres, Conceição Dantas, esse ato demonstra a insatisfação da população com a execução do projeto de irrigação projetado pelo Dnocs para a região.
"Esse projeto tem muitos inimigos, pois pretende roubar a terra e a água da cidade de Apodi. Não só as famílias prejudicadas, mas diversos segmentos da sociedade estão convencidos de que o projeto é inviável", salienta Conceição Dantas .
A autoria do ato de vandalismo ainda é desconhecida. Para o tesoureiro do Sindicado dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, Agnaldo Fernandes, esse é um fato obscuro e ninguém sabe como aconteceu.
"Nós ficamos sabendo que as placas haviam sido derrubadas, mas a origem é desconhecida, pode ter sido qualquer pessoa", afirma.
Agnaldo Fernandes explica que técnicos do Dnocs invadiram as terras das famílias agricultoras da Agrovila Palmares, a mais atingida pelo projeto, no último dia 20 de novembro.
"Eles entraram por trás, sem permissão, através de um terreno privado para iniciar as obras do projeto. No entanto, isso não significa que foram as famílias que derrubaram essas placas. Esse projeto só acumula inimigos", destaca.  
 
Movimento feminista se une em protesto contra o projetoNa próxima segunda-feira, cerca de duas mil mulheres irão se reunir das 8h às 13h, em Apodi, para dizer "não" ao projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi.
A atividade, denominada "24 Horas de Ação Feminista", será realizada concomitantemente em outros lugares do país, dentro das atividades em conjunto de integrantes da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, onde todas estarão apoiando as mulheres e famílias apodienses na luta pela defesa da Chapada do Apodi.
A ação tem como objetivo fortalecer a solidariedade entre as mulheres e, ao mesmo tempo, dialogar com a sociedade, mostrando os prejuízos provocados pelo projeto, caso ele seja colocado em prática.
O projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi prevê entregar as terras da região e a água da barragem de Santa Cruza a cinco grandes empresas da fruticultura irrigada, causando a desapropriação de famílias de camponeses apodienses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Atenção famílias da chapada do Apodi.
Tem uma empresa passando nas fazendas da chapada do Apodi/RN, anunciando ser terceirizada da CAERN para fazer uns ponto com GPS para estudos, o nome da empresa é GEO TOPOGRAFIA. Não aceitem eles entrarem nas suas fazendas, pois é mais uma enganação do DNOCS para colher novos dados, pois eles passaram em algumas fazendas para tentar entrar e mapear novamente todo o terreno mais nem um dos fazendeiros permitiram. Foi feita uma investigação para saber realmente o que essa empresa queria na chapada do Apodi e foi descoberto que era para colher novas informações para o projeto de irrigação. Essa informação veio de alguns fazendeiros e foi pedido para divulgar nos jornais on-line para que os camponeses não fossem mais uma vez enganados pelo DNOCS.

Nota: Se o DNOCS estivesse fazendo um trabalho limpo, não necessitava contratar uma empresa para fazer levantamento de dados alegando ser para a CAERN sendo que a verdade está sendo escondida das famílias da chapada do Apodi por que vai expulsar todos das suas terras como está sendo comprovados. Divulguem.