segunda-feira

Mais de 300 agricultores/as ocupam as terras do perímetro irrigado da Chapada.


Assembleia na manhã deste domingo (28).

Desde o último dia (24) de Julho centenas de agricultores/as sem terra estão acampados nas terras desapropriadas pelo DNOCS que fazem parte dos lotes desapropriados para o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. O número de acampados já passa de 300 famílias que ocupam aquelas terras.
Na manhã de ontem (28) aconteceu à primeira assembléia no acampamento onde os agricultores e apoiadores do acampamento planejaram aspectos organizacionais da área, também se discutiu na assembléia o nome de identificação do acampamento onde ficou aprovado pro todos que o acampamento será chamado de Edivan Pinto, em homenagem ao saudoso companheiro de luta dos agricultores familiares de Apodi. Edivan Pinto foi natural do município de Apodi filho de agricultores sempre militou no movimento camponês do Estado do Rio Grande do Norte, por último prestou acessória as áreas de assentamentos e comunidade rurais de Apodi através da Comissão Pastoral da Terra, Edivan faleceu no ano de 2009 na cidade de Mossoró.
Outro fator marcante no acampamento é a garra dos trabalhadores/as rurais que estão acampados reafirmando que as terras da chapada do Apodi devem servir a agricultura familiar camponesa.
A medida de ocupação pelo MST tem o apoio das diversas organizações que atuam no campo, dentre elas: STTR de Apodi, Marcha Mundial de Mulheres, ASA Potiguar, Terra Viva, COOPERVIDA, CPT e vários outros segmento do país que a todo momento enviam mensagem de apoio aos camponeses.
Confira abaixo mais imagens do acampamento Edivan Pinto:




Por: Agnaldo Fernandes

Nenhum comentário: