sexta-feira

Já são mais de 700 famílias acampadas na Chapada do Apodi.



Desde o dia 24 de julho centenas de agricultores e agricultoras do município de Apodi ocuparam as terras que estão em processo de desapropriação para execução do perímetro irrigado proposto pelo DNOCS, os campesinos contestam o projeto e defendem que as terras da Chapada do Apodi sirvam para a agricultura familiar. O DNOCS propõe a desapropriação de mais de 13 mil hectares de terra para serem entregues a empresas do agronegócio.
Momento místico no acampamento.

A região é destaque por ter um grande potencial de produção e de organização través da agricultura familiar, segundo dados do IBGE o município de Apodi é segundo maior produtor de mel brasileiro e tem o terceiro maior PIB agropecuário do Estado do Rio Grande do Norte. Portanto o projeto de irrigação proposto pelo DNOCS compromete todos esses arranjos produtivos e organizacionais que a região possui.

O Acampamento que está encravado na Chapada do Apodi denominado acampamento Edivan Pinto já conta com mais de 700 famílias acampadas que resiste e dizem não ao “Projeto da Morte”, pois é assim que os agricultores/as familiares da região denominam o projeto proposto pelo DNOCS.

Confira mais imagens do acampamento: 

































Nenhum comentário: