sábado

A alimentação dos brasileiros está cada vez mais envenenada.

O brasileiro ingeriu, em média, 3,7 quilos de agrotóxicos em 2009. Trata-se de uma massa de cerca de 713 milhões de toneladas de produtos comercializadas no país por cerca de seis corporações transnacionais. Estas empresas controlam toda a cadeia produtiva, da semente ao agroquímico ligado a ela. Uma condição que pressiona o agricultor familiar, refém da compra do “pacote tecnológico” gerador da dependência na produção. O capital dessas companhias do ramo é maior que o produto interno bruto da maioria dos países da Organização das Nações Unidas. Só no Brasil lucraram 6,8 bilhões de dólares em 2009.
Para tanto, o país ergueu a taça de campeão mundial em uso de agrotóxicos e bateu outro recorde: duplicou o consumo em relação a 2008. Relatórios recentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vem sendo criticado pelo lobby do agronegócio, apontam que 15% dos alimentos pesquisados pelo órgão apresentaram taxa de resíduos de veneno em um nível prejudicial à saúde. Cana-de-açúcar, soja, arroz, milho, tabaco, tomate, batata, hortaliças (veja tabela) são produtos do dia-a-dia que passaram a ter alto índice de toxidade.

De: Pedro Carrano, de Curitiba

para o Brasil de Fato

Um comentário:

Anônimo disse...

É preocupante esta noticia e o RN está irá contribuir muito se este projeto de irrgação d chapada acontecer, porque os tecnicos do DNOCS, estão avisando para os moradores da Agovila qur com agrotoxioco se ganha mais dinheiro e ai petgunto o povo vai deixar isto acontecer, os politicvso vão ficar de braços cruzados, e o secretario de Agricultura, prefeita e vereadortes vão ficar calados? So em Apodi que isto acontece, falata autoridades com responsabilidade pasra combater este tipo de coisa.