sábado

Inverno fraco deixa produtor sem milho para alimentar rebanho

A falta de inverno começa assolar os pequenos criadores e produtores da zona rural. Dessa vez, os criadores começam a sentir a falta do milho para alimentar os animais. O grão é distribuído pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que também alega ter sido pega de surpresa com a falta de chuva.
De acordo com o superintendente da Companhia no RN, Francisco Sales de Medeiros, a região de Mossoró tem um bom abastecimento com a produção de Apodi e parte do Ceará, que abastecem o Oeste. No entanto, faltou milho e a Conab precisou comprar de outros mercados. A expectativa é que a situação seja amenizada a partir do próximo dia 10 de outubro, quando começarão a chegar cargas de milho do Mato Grosso (MG).
"A demora no abastecimento é porque toda a carga vem de transporte terrestre. Quando chega aqui, ainda precisamos descarregar para depois começar a distribuição", explica ele. Mossoró e a região têm uma demanda de quase 1.500 toneladas de milho por ano. O milho será distribuído em dois grupos: o primeiro é para a venda de balcão, os pequenos produtores, distribuídos conforme cotas estabelecidas pela Conab. Já o segundo grupo é para bolsa de mercadoria.
Francisco Sales informa que para o segundo grupo não há falta, pois o produtor pode procurar uma bolsa e realizar a compra.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: