quarta-feira

ASA já identificou 75% das escolas rurais que terão cisternas

Processo de seleção das escolas termina este mês. Até o momento, as instituições estão situadas em 130 municípios do Semiárido.

Verônica Pragana - ASACom

As organizações que fazem parte da ASA e estão responsáveis pela execução do Projeto Cisternas nas Escolas selecionou 630 escolas rurais de 130 municípios para receber os reservatórios de 52 mil litros. Este número equivale a 75% das cisternas previstas. As 213 escolas restantes serão identificadas até o final deste mês.
O projeto está na fase de mobilização dos atores sociais que responderão pela sustentabilidade futura do projeto - prefeitura, comunidade escolar, comunidades nas proximidades da escola, organizações da sociedade civil, comissões municipais da ASA, entre outros.
A seleção das escolas é feita a partir de um levantamento de 2007 do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa traçou um mapa das escolas a partir de seu acesso à água. As escolas sem nenhum tipo de abastecimento serão as primeiras atendidas pelo projeto Cisternas nas Escolas.
Pelo levantamento do MEC/Inep, em 1.416 municípios de 11 estados (do Espírito Santo ao Maranhão) existem mais de 37,6 mil escolas rurais, das quais mais de 75% (28,3 mil) não têm nenhum tipo de abastecimento de água.
“Reconhecemos que a cisterna na escola é um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação no Semiárido. O desafio está em nossas mãos. E vamos colocar nosso conhecimento, nossa capacidade de mobilização, técnica e política a serviço das crianças e adolescentes nas escolas da região”, assegura um trecho do documento “Subsídios para trabalho cisternas nas escolas/ASA”, elaborado para as organizações da Articulação empenhadas na ação.
As organizações da ASA contam a seu favor a experiência na execução do Programa Um Milhão de Cisternas, que tem construídos reservatórios de 16 mil litros em casas de famílias agricultoras. Já foram construídas mais de 294 mil cisternas, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas.
O projeto Cisternas nas Escolas é realizado pela ASA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Cooperação Espanhola, e apoio do Unicef.
FONTE: Site da ASA

Nenhum comentário: