segunda-feira

Chuva inesperada não muda período de forte seca em toda a região.


Já fazia mais de 200 dias seguidos que não chovia na região Oeste do Rio Grande do Norte, sobretudo em Mossoró. A seca que assola o Estado e a região foi destaque, inclusive, na última sexta, 22, no Jornal Nacional da TV Globo. Entretanto, um fato climático causou surpresa até mesmo para os meteorologistas. Uma chuva moderada por volta da zero hora de sábado, 23, trouxe alguma esperança, mesmo sabendo que os meses de outubro e novembro são considerados os mais secos do ano.
A Estação Pluviométrica da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) mostra que choveu em Mossoró entre 12,7 (estação da Ufersa) e 24 milímetros (Centro de Mossoró). Para este domingo, a previsão era ainda de mais chuvas, segundo informava a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). No entanto, os técnicos da Emparn adiantam que o quadro de seca não deverá mudar na região.
Segundo Gilmar Bistrô, meteorologista da Emparn, a chuva que caiu em boa parte da noite de sexta e no sábado é decorrente de uma frente fria vinda da região Sudeste e que "raramente atinge o Nordeste". Para Gilmar, a chuva em Mossoró causou ainda mais espanto. "Já tínhamos a previsão de alguma pancada de chuva no Estado, mas não imaginávamos que chegaria até Mossoró. Acreditávamos que a frente no máximo chegasse ao Alto Oeste" explica o técnico. A volta de relâmpago do período chuvoso é decorrência direta do fenômeno climático "La Nina", que provoca um resfriamento nas águas do Oceano Pacífico e que atualmente está 2 graus a menos que o normal. "O fenômeno associado à umidade vinda do Atlântico está facilitando a formação de períodos chuvosos no país", diz Gilmar.

ESTRAGOS

Em Mossoró, a chuva da madrugada de sexta para o sábado não provocou maiores estragos. Na Rua Wenceslau Braz, bairro Bom Jardim (zona norte), fios de alta tensão caíram e equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) passaram toda a manhã de ontem resolvendo o problema. Em alguns pontos da cidade também houve registro de falta de energia, devido ao desligamento automático do sistema, provocado pela queda da fiação.

Fonte: Jornal de Fato.

Nenhum comentário: