sexta-feira

Falta de ação do governo provoca mobilização de agricultores.

A falta de chuva em 2010 deixou os pequenos agricultores em situação precária. Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a produção caiu mais de 80%, comprometendo o fornecimento de alimentos e provocando o aumento de preços no mercado. Diante de tamanha crise, até agora o Estado não depositou sua contrapartida para garantir aos agricultores o Programa Garantia-Safra, que paga parcela em dinheiro para os prejudicados.
No município de Caraúbas, sem resposta governamental, a alternativa que as entidades acharam para pressionar as autoridades foi mobilizar os trabalhadores, no que eles chamaram de 1ª Marcha do Campo. Pelo menos 400 agricultores e agriculturas saíram às ruas na quarta-feira, 17, em protesto contra a falta de recursos e ação do poder público estadual frente à grave situação da seca.
A marcha percorreu a cidade, com paradas estratégicas em frente à sede da Prefeitura, onde foi recebida pelo vice-prefeito Alcivan Viana, que integrou o movimento, e em frente ao Banco do Brasil.
A terceira tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas, Antônia Neta, disse que entre as reivindicações apresentadas estavam: a construção de barragens no Umari, abastecimento da água nas comunidades que teve 60% do serviço interrompido, participação do Estado no Garantia-Safra, reabertura da Secretaria de Agricultura, melhor atendimento no Banco do Brasil para a terceira idade, além da renegociação das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), na agência, que ainda não disponibilizou o serviço. "A situação dos agricultores é complicada com a seca, sem água fica difícil sustentar o rebanho, além de que tem muita comunidade que não tem água sequer para o consumo", disse a tesoureira.
O presidente do STR, José Maria Júnior, disse esperar que o ato público de ontem surta algum efeito positivo para o homem do campo. "A zona rural de nosso município é extremamente grande, diversificada e cada comunidade tem sua realidade, mas se igualam quando o assunto é o descaso dos governantes para esse segmento", acrescentou.
A 1ª Marcha do Campo foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas, Associações Rurais (Focampo), da Marcha das Mulheres, Associação de Pescadores, ATOS e trabalhadores em geral.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: