segunda-feira

Veneno não se come.

Mulheres do campo e da cidade na luta por direitos.

Em todo o Brasil, as mulheres da Via Campesina em conjunto com outros movimentos urbanos, deflagraram a Jornada de Lutas das Mulheres para denunciar a utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, responsabilidade do modelo de produção do agronegócio.
O Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países consumidores de agrotóxicos desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos são jogados nas lavouras, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.
No Ceará estamos realizando duas mobilizações, uma em Santa Quitéria com 500 mulheres, protestando contra a instalação da mina de Itataia e a outra em Fortaleza, no Palácio da Abolição com 600 mulheres e homens que estão na luta por direito a moradia e direitos sociais para as mulheres.
Fortaleza é a quinta maior capital do país, com mais de três milhões de habitantes. Aqui existem cerca de 96 áreas, onde vivem mais de 100 mil famílias em condições precárias. Essa desigualdade social é também fruto da grande concentração de terra e  especulação imobiliária imposta pelos grandes grupos econômicos que recebem financiamento publico dos governos, como incentivos fiscais e financeiros para executarem seus projetos.
Segundo dados do IBGE mais de 900 mil pessoas vivem com menos de R$ 1,50 reais por dia em nossa cidade. Por outro lado a cidade tem o 15º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 24,4 bilhões de reais, sendo um dos mais importantes centrosindustrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país.
Nosssa pauta em Fortaleza é reivindicar das autoridades públicas, moradia popular para as familias de baixa renda, pois segundo estudos Fortaleza está entre os piores capitais na implantação do Programa “Minha Casa Minha Vida”. Por isso queremos moradia e direito a cidade.
Cobramos tambem do estado a aplicabilidade da lei Maria da Penha, com mais estruturas de serviço, e protençao as mulheres vitimas dessas violencias.


MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST
MOVIMENTO DOS CONSELHOS POPULARES - MCP
CENTRAL DOS MOVIMENTOS POPULARES - CMP

Nenhum comentário: