segunda-feira

Garantia-Safra 2010/2011: Mais de 730 mil agricultores familiares protegidos


Garantia-Safra 2010/2011: Mais de 730 mil agricultores familiares protegidos

Foto: Tamires Kopp / MDA


O processo de adesão ao Programa Garantia-Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), iniciado em julho de 2010, teve mais de 737 mil agricultores e agricultoras de 990 municípios inscritos. O prazo foi encerrado na última semana para os agricultores familiares da região Nordeste e norte de Minas, referente a safra 2010/2011.
A coordenadora do Garantia-Safra, Dione Freitas, afirmou a importância desta ação para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. “O Garantia-Safra  reconhece as especificidades do nordeste e do semiárido brasileiro e o fato de que a população dessas regiões são as mais vulneráveis aos fenômenos climáticos e, também, a  população economicamente mais fragilizada no universo da agricultura familiar.”
Desde sua criação, em 2002, já foram feitas 3.880.450 adesões ao Programa e o Fundo Garantia-Safra atendeu 2.037.685 agricultores que tiveram perda comprovada de produção. Até agora, foram disponibilizados pelo Governo Federal, cerca de R$ 852 milhões para atender quem perdeu suas lavouras por excesso de chuva ou longos períodos de seca.
O valor do benefício, que será pago na próxima safra diretamente aos agricultores familiares com perda comprovada é de R$ 640,00, dividido em quatro parcelas mensais. O pagamento acontece através de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O agricultor recebe o benefício sempre que as perdas forem de, pelo menos,  metade das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido.
Fonte: Site do MDA

Nenhum comentário: