quinta-feira

Pequenos agricultores e assentados fazem marcha e protesto em Porto Alegre

Mais de 3.000 pequenos agricultores da Via Campesina realizaram uma grande marcha em Porto Alegre , na manhã desta quarta-feira (18), para exigir que o governo federal faça a renegociação das dívidas da agricultura familiar. Foi ocupado também o pátio do prédio do Ministério da Fazenda.


Leia também
MPA mobiliza 15 mil e faz audiências com governo federal
Os trabalhadores do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que integram a Via Campesina, marcharam pela Av. Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre até o prédio do Ministério da Fazenda.
Os pequenos agricultores pretendem ficar no local por tempo indeterminado.
“O ponto principal da mobilização é a questão do endividamento, fundamentalmente com relação ao governo federal porque as dívidas junto ao governo do estado foram anistiadas. Estamos pautando também temas que dizem respeito ao governo do estado e que ainda não foram resolvidos”, aforma o assentado Isaias Vedovatto, do MST.

* A consolidação em um único contrato das dívidas de custeio e investimento dos camponeses e assentados da Reforma Agrária;
* Alongamento do prazo de pagamento para 15 anos, com 2 anos de carência e juro zero;
* Bônus de adimplência de 30% em cada parcela repactuada;
* Desconto de R$ 12 mil por família, incluindo o crédito emergencial;
* Acesso a novos financiamentos.

Por Bianca CostaFotos Leandro Silva.
Da Página do MST

Nenhum comentário: