quinta-feira

Inícia Hoje o 2º Encontro Territorial de Sementes do Semiárido Potiguar

Apresentação

    Para os povos do semiárido e para os povos da antiguidade, as sementes sempre tiveram uma importância e um significado central em suas vidas, em suas culturas, em seus costumes alimentares.
    As sementes nativas e crioulas representam a luta pelo patrimônio genético da humanidade em geral e do semiárido em particular. Esse patrimônio não pode ser transformado em mercadoria e ficar à mercê dos interesses do grande capital, hoje representados pelas transnacionais do agronegócio e das redes de alimentação (cadeias de supermercados e de Fast Food). A sabedoria camponesa em guardar, preservar e defender as suas sementes precisa ser valorizada e reconhecida pelo poder público como algo que deve ser incorporado pelas ações do Estado, com leis que defendam esse patrimônio genético, com políticas públicas que favoreçam a sua produção e armazenamento, propiciando a sua distribuição ou comercialização.
    As gerações presentes e futuras, principalmente aquelas cujo trabalho e sobrevivênvia dependem diretamente de sua preservação, precisam defender esse patrimônio.O resgate e a preservação das sementes nativas é algo estratégico para o projeto de convivência sustentável com o semiárido, pois relaciona-se transversalmente com a garantia da soberania alimentar, a prática da agroecologia, o combate à desertificação e preservação do bioma Caatinga. A Articulação no Semiárido (ASA), cujas ações de formação e mobilização dos povos do semiárido incorporam o resgate e preservação das sementes, realizou o Encontro Nacional de Sementes nos dias 6, 7 e 8 de julho, na cidade de Maceió. Num esforço de compartilhar as discussões e encaminhamentos realizados nesse encontro, a Cooperativa TECHNE e a ASA Potiguar estão realizando o 2º Encontro Territorial de Sementes do Semiárido Potiguar, cuja programação encontra-se abaixo. Esperamos todas e todos por lá.
 
SERVIÇO
Tema: “Agricultura familiar e camponesa na luta por direitos, pela soberania alimentar e a agrobiodiversidade no semiárido”
Data: 25 e 26 de agosto de 2011
Local: IFRN de João Câmara/RN
 

Texto enviado por: Tárzia Medeiros
Comunicadora Popular da ASA Potiguar
Equipe da UGT/TECHNE

Nenhum comentário: