segunda-feira

Alimentos saudáveis na merenda escolar das crianças.

 

Da Página do MST
 
As 32 famílias assentadas do MST no Assentamento Rosário Associação Nova Esperança, no município de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, contribuem diretamente com a merenda escolar das escolas municipais da região. As escolas recebem frutas orgânicas como, goiaba, banana, mamão, laranja, abacaxi, e melancia. O bolo e a galinha caipira, assim como a batata e a macaxeira, que fortalece a alimentação das crianças, também são originários do assentamento.

O Programa Nacional de Aquisição da Merenda Escolar (PENAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ambos do governo federal – que obrigam que 30% dos produtos da merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar – também possibilitam a geração de renda e desenvolvimento das famílias assentadas.

Ao consumirem produtos sem o uso de agrotóxicos, as crianças acabam por ter uma alimentação rica e saudável, graças ao modelo agrícola desenvolvido no assentamento.
A parceria com a Prefeitura Municipal de Ceará Mirim e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) já vem sendo desenvolvida desde junho de 2010 e tem o acompanhamento direto de nutricionistas e técnicos.

Além disso, o Assentamento ainda distribui suas produções para comunidades carentes do município e para acampamentos da reforma agrária, solucionando o problema da fome e ajudando no bem estar social das famílias beneficiadas com os alimentos de altíssima qualidade, de produção 100% orgânica.

As famílias que antes vendiam todos os seus produtos para atravessadores por um preço muito abaixo do valor, hoje entregam diretamente para as escolas municipais, detendo sua renda e seu sustento com sua própria produção, o que contribui no melhoramento da circulação e venda da produção do assentamento.

De acordo com a agricultora Terezinha de Araújo, a renda da produção permitiu - com a certeza de uma venda direta e com o lucro garantido - a auto-organização financeira e social das famílias, para reforma das casas e aquisição de bens matérias, além da própria melhoria de vida dentro do assentamento. 
Fonte: Site do MST

Nenhum comentário: