terça-feira

Agricultura familiar expõe seus produtos na Expointer e contrapõe agronegócio

Por Marcelo Granada
Da Página do MST
A agricultura camponesa marcou presença na Expointer 2012. Na 35° edição da feira, realizada anualmente no município de Esteio, no Rio Grande do Sul, algumas cooperativas mostraram e comercializaram produtos oriundos desse ramo da agricultura que se constitui como um contraponto ao agronegócio.

Entre as cooperativas presentes no evento, estavam a Monte Vêneto, produtora de sucos da serra gaúcha, a Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), produtora de arroz orgânico, carne suína e leite, a Cooperativa de produtores orgânicos da reforma agrária de Viamão (Cooperav), produtora de hortaliças, frutas, arroz orgânico e panifício e a Cooperterra, de Tupanciretã, produtora de leite e derivados.                                                    
 
O diferencial dos produtos da agricultura camponesa, afirmam os produtores, está na não utilização de agrotóxicos, assim como a não utilização de transgênicos na sua produção.       

A Expointer 2012 ocorreu entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil na cidade de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. A feira, espaço tradicionalmente dominado por ruralistas e pelo agronegócio, acontece desde o ano de 1972 e chega a receber um público de até 695 mil pessoas.

A agricultura camponesa está presente nesse evento há quatorze edições, desde 1998, sendo o Galpão da agricultura familiar o espaço mais visitado da feira.
 

Nenhum comentário: