quinta-feira

Crônica: Eleições Municipais – Um ato de democracia.

O Processo democrático denominado de Eleições volta a se repetir neste ano de 2012 em quase seis mil municípios brasileiros. E o voto que é o mais desejado e cobiçado pelos candidatos e candidatas já começa a valer peso de ouro. Há o voto da amizade, o voto da conquista, o voto por laço sanguíneo, mas infelizmente também há o voto comprado e o vendido. Pergunto, quanto valerá seu voto nesta eleição? Uma barganha política que se acaba por pouco tempo, ou um voto de consciência que se eternizará por meios de ações voltadas para o progresso da cidade na saúde, educação, segurança e respeito ao cidadão.
De quatro em quatro anos, a história se repete e nós, eleitores e eleitoras temos um encontro com as urnas, mesmo que ainda seja por obrigatoriedade da Constituição Brasileira, jovens de 16 anos a idosos de 70 anos vão as urnas eletrônicas depositar sua confiança e esperança em candidatos, que são meros mortais, que nos apresentam propostas de mudanças sociais para a comunidade, e que nem sempre são concretizadas na prática.
Sabemos muito bem, que as consequências de um voto não consciente podem provocar grandes problemas para o desenvolvimento de um município, em especial no tocante as políticas públicas na saúde, educação e segurança. Desta forma faz-se necessário que haja uma mudança de postura do eleitora(a) no momento da escolha do nosso representante na Câmara ou na Prefeitura.
Portanto, diante da atual conjuntura política em que estamos inseridos no contexto do processo democrático, nós devemos nos tornar eleitores mais atentos às propostas de campanha dos candidatos e a partir de agora votar consciente para que possamos contribuir com o futuro da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Queremos que os nossos filhos tenham mais educação de qualidade, uma saúde com médicos, medicamentos,exames e postos de saúde que funcione de verdade; segurança para combater o tráfico de drogas, para garantir ao jovem lazer com responsabilidade.
Enfim, um voto pode fazer muita diferença. Ele pode ser sinônimo de progresso ou ele pode significar a estagnação do desenvolvimento. Só depende de você: Vote Consciente.
Autor: George Araújo

Nenhum comentário: