terça-feira

Morte de liderança do MST no RN será investigada pela Polícia Civil.

Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) foram surpreendidos com a notícia da morte do jovem Leonardo Silva da Penha, 25 anos, encontrado morto na noite de ontem na estrada que separa as cidades de Nova Cruz e Montanhas, no interior do estado.Leonardo é um dos líderes do MST no Rio Grande do Norte e era articulador das ocupações nas cidades de Nova Cruz, Montanhas e Boa Saúde.
Pela forte atuação de Leonardo na luta pela reforma agrária no estado ele já havia recebido várias ameças de morte. As causas iniciais da morte do militante foram atribuídas a um acidente de moto, porém outros membros do  MST relatam não acreditar nessa versão,  já que o estado do veículo e a condição que o corpo foi encontrado são suspeitas. Eles acreditam na hipótese de morte política, dada a atuação de Leonardo dentro do MST.
Visando tentar elucidar e garantir que haja uma investigação rigorosa sobre a  morte do militante, o Vereador Sandro Pimentel (PSOL) se reuniu hoje com  diretor de Polícia Civil para o interior do Rio Grande do Norte, Dr José Carlos.O vereador informou ao diretor sobre as circunstâncias suspeitas da morte de Leonardo, além de lembrar as ameaças de morte que o jovem tinha recebido.
Sandro conhecia Leonardo e tinha participado de uma reunião com o rapaz na segunda-feira, 15/04, pela manhã, onde trataram de temas ligados as ocupações que o MST  realiza no estado.
José Carlos se comprometeu em fazer uma investigação criteriosa e já designou um delegado para cuidar do caso. A  partir desta quarta-feira, 17, haverá a coleta de depoimentos de pessoas próximas a Leonardo. Os depoimentos ocorrerão na Delegacia de Polícia Civil de Nova Cruz,  distante 100 km da Capital Potiguar.
O corpo de Leonardo Silva já está no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), onde passa por perícia. Se houver liberação do corpo, o sepultamento deve ocorrer na manhã dessa quarta, 17/04, em Ceará-Mirim,  cidade onde nasceu.
Fonte: Site do Vereador Sandro Pimentel.

Nenhum comentário: