terça-feira

Moção de repúdio ao Projeto da Morte na Chapada do Apodi/RN.


ocupacao chapada apodiO território da Chapada do Apodi, localizado entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, possui uma das mais ricas e interessantes experiências de convivência sustentável com o Semiárido. Nele, as experiências da agricultura camponesa e familiar garantem a soberania alimentar através da produção agroecológica, apicultura, manejo da Caatinga e outros, assim como organizam o beneficiamento e comercialização da produção de forma associada e cooperada.
O projeto da morte na Chapada do Apodi, representado pelos perímetros irrigados do DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra a Seca] e do Ministério da Integração está ameaçando toda essa experiência sustentável e socialmente justa, pois pretende expulsar as comunidades camponesas da Chapada através da desapropriação para, em seu lugar, implantar cinco empresas do agronegócio.
Nós, participantes da Conferência temática sobre Semiárido. Repudiamos o modelo predatório e insustentável do projeto do perímetro irrigado na Chapada do Apodi e nos solidarizamos com agricultoras e agricultores que, desde o dia 24 de julho, estão ocupando e acampando no território da Chapada como forma de resistência.

Fortaleza/CE, 26 de julho de 2013.

Nenhum comentário: