quinta-feira

Nota sobre os atentados e mortes dos últimos dias de lutadores do povo

logo-renapA Articulação da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares- RENAP, reunida no dia 07 de maio de 2014, em Brasília-DF, vem repudiar os assassinatos e tentativas ocorridas nos últimos dias. A violência promovida pelo agronegócio precisa de um basta.
No dia 02 de maio, dois pistoleiros de moto foram até um acampamento em Ibaretama-CE, que fica nas margens de uma BR, e atiraram em dois acampados. Os tiros atingiram duas pessoas e um dos pistoleiros está preso em Quixadá-CE e o outro encontra-se foragido. O líder do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Sétimo Garibaldi de Terra Rica, no noroeste do Paraná, Valdair Roque, foi assassinado em frente a sua casa, no último 4 de mais. Mais uma vítima do latifúndio.
Ontem, 06 de maio, dois trabalhadores rurais foram assassinados em Apodi-RN. Dois homens em uma moto preta sem placa abordaram os dois militantes atiraram em Francisco Laci Gurgel Fernandes, de 34 anos, mais conhecido por Chacal, e Francisco Alcivan Nunes de Paiva, de 46 anos, o Civan. As mortes foram em decorrência do acampamento em área que estava sendo construído o perímetro irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Os Sem Terra sofrem ameaças constantes de jagunços armados e seguranças da empresa que faz a obra. Esta violência do agronegócio se vê do outro lado da Chapada do Apodi-CE. Em 2010, a liderança José Maria do Tomé foi assassinada por denunciar o agronegócio na região do Limoeiro do Norte-CE. Agora, a justiça concede liminar pra despejar acampamento no Perímetro Irrigado neste Município. A ocupação no Ceará denuncia 10 mil hectare do projeto de irrigação na região, 4 mil estão invadidas e griladas por empresas nacionais e transnacionais do agronegócio.
A luta social não pode ser criminalizada, e nem se deve naturalizar estes atentados, estas mortes. A RENAP se coloca ao lado das lutas populares e se indigna com este quadro de injustiças, muitas vezes chancelado por ações e/ou omissões das Instituições do Estado, que deveria ser Democrático de Direito.
-
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Nenhum comentário: