terça-feira

IBGE: as mudanças na cobertura e uso da terra no Brasil

31723152310_64e7dfec52_z.jpg
No período de 2000 a 2014, houve a redução de
quase 10% das áreas com florestas / Reprodução
Por Gerson Teixeira
Do Brasil de Fato


O IBGE divulgou mais um resultado do projeto ‘Mudanças na Cobertura e Uso da Terra no Brasil’. O estudo possibilita verificar as alterações processadas na dinâmica das formas de ocupação e de organização do espaço do país. O atual estudo compara as mudanças processadas entre os anos de 2012 e 2014.


De acordo com o IBGE, o projeto está inserido no contexto das Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente, da implementação do Sistema de Contas Econômicas Ambientais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O relatório divulgado mais recentemente dá prosseguimento à série iniciada em 2015, com a divulgação das contas físicas da terra para os períodos 2000-2010 e 2010-2012.


Os resultados gerados têm como objetivo subsidiar avaliações e fornecer suporte técnico às políticas públicas, além de servir como insumo a estudos ambientais, observando-se, nesses casos, os limites impostos pela escala de referência do trabalho. Portanto, trata-se de produto importante não apenas para os especialistas e formuladores de políticas, como para todos que acompanham a dinâmica territorial do país.


A maior parte dos procedimentos digitais adotadas para detectar as mudanças na cobertura e uso da terra é executada no software SPRING, desenvolvido e disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Na realidade, o estudo tem sido viabilizado por uma ampla parceria institucional e um complexo de ferramentas técnicas.



São utilizadas imagens de satélite MODIS e LANDSAT 8, diretamente no site do Serviço Geológico dos Estados Unidos. A fim de dirimir dúvidas em algumas regiões específicas do país, também são utilizadas imagens do satélite RapidEye, de alta resolução espacial e disponibilizadas ao IBGE via Ministério do Meio Ambiente. Também são usadas outras informações, como os mapas temáticos produzidos pelo IBGE, pelo projeto RADAMBRASIL, por governos estaduais, além de dados dos projetos PRODES e TERRACLASS, desenvolvidos pelo INPE e EMBRAPA, e outras informações cartográficas disponibilizadas por diversas instituições.
Leia mais...

Nenhum comentário: