sexta-feira

3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres aprova moção de repúdio ao Decreto de Desapropriação da Chapada do Apodi.


MOÇÃO DE REPÚDIO AO DECRETO Nº 0-001/2011
Nós mulheres de todo Brasil, reunidas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de 12 a 15 de Dezembro de 2011, repudiamos o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 que desapropria cerca de 13 mil hectares de terras da agricultura familiar para beneficiar o hidro e agronegócio na Chapada do Apodi do Rio Grande do Norte.
Apodi é um dos poucos municípios em que a população rural é maior que a urbana. Essa região é a mesma que Lula visitou em 2005 e encheu de esperança o povo norte-riograndense. Foi em Apodi que Lula assinou o Primeiro Pronaf Mulher do país. A região conta também com muitas experiências de convivência com o semiárido, onde as mulheres criam abelhas, galinhas, caprinos e plantam de forma agroecologica feijão, arroz, milho, batata, macaxeira, frutas e verduras.
A chegada desse decreto expulsa um povo com mais de 150 anos de história de suas terras e destrói o trabalho realizado pelas mulheres nos últimos 06 anos com apoio do próprio Governo Federal como, por exemplo, o Pronaf Mulher. Por isso, repudiamos o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 e reivindicamos que o Governo Federal revogue este Decreto.

NOTA DO BLOG:
A Companheira Francisca de Antonia de Lima Carvalho (Kika como é mais conhecida) esteve representando as mulheres do município de Apodi/RN na conferência realizadaem Brasília entre os dias 12 e 15 de Dezembro, onde esteve defendendo esta bandeira, parabéns as agricultoras de Apodi. 
Por: Agnaldo Fernandes

Nenhum comentário: