segunda-feira

Uso dos Agrotóxicos é denunciado pelo Fantástico.

O pimentão, o pepino e o morango são os vilões do momento. Na lista divulgada esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária os três aparecem como os campeões em contaminação por agrotóxicos. Mas você aí em casa sabe exatamente o que são os agrotóxicos?
Clique aqui e veja o Vídeo: Pimentão, morango e pepino são campeões em contaminação
A especialista em vigilância sanitária em alimentos Hilda Barros explica: “São substancias químicas que, na realidade, têm o papel de não deixar que o alimento seja consumido por insetos, pelas pestes da agricultura. Essa é a função dos agrotóxicos”.

A análise feita em 25 estados e no Distrito Federal revelou que vários legumes, frutas e verduras comuns na mesa do brasileiro também estão com níveis elevados de agrotóxicos.

“Pode causar câncer. Afeta ao fígado, afeta a hipófise, hipotálamo, todas as glândulas sexuais. A população deve não se preocupar, mas se cuidar mais”, diz Hilda Barros.

Além do pimentão, do morango e do pepino, também estão no ranking o alface, a cenoura, o abacaxi, a beterraba, a couve, o mamão e o tomate. Mas o estudo também trouxe boas notícias. Os níveis de contaminação da batata caíram para zero.

Um dos dados mais alarmantes dessa pesquisa é que quase um quarto das amostras continha agrotóxicos proibidos ou sem regulamentação no Brasil. “É um sinal de alarme, de alerta, que as autoridades devem investigar”, afirma Hilda Barros.

Esse resultado deixou muita gente preocupada. Uma senhora quer saber se deve parar de comer pimentão. Hilda responde: “Parar de comer eu não diria. Se for somente como tempero eu não vejo impedimento”. Ou seja: pimentão, só em pequenas quantidades. 
Fonte: Site do Fantástico

NOTA DO BLOG:
*Enquato isso o DNOCS com sua velha especialidade de Irrigar para grandes Empresas/Multinacionais, tenta a todo custo implantar o Agronégocio na Chapada do Apodi, a Chapa.da que por sua vez possuí uma vasta experiência no que se fere a produção Agroecologica baseado em sistema familiar de Produção. Aceitaremos esta "vergonha"?
Vamos nós todos juntos por um projeto alternativo que respeite as práticas existentes e valorize a Agricultura Familiar de Apodi que é referência Nacional.
Por: Agnaldo Fernandes

Nenhum comentário: