quinta-feira

Agricultura Familiar faz Apodi ficar em 3º Lugar na produção Agrícola do RN

Plantadores de Arroz
O município de Apodi se destaca em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte, no campo da produção agrícola e pecuária do território potiguar, figurando na lista das cinco cidades que mais se destacaram nessas atividades. De acordo com estudo, o Rio Grande do Norte apresentou aumento no campo da agropecuária de 18,6% no volume em 2009, com participação de 5,2% no valor adicionado estadual, contra 4,6% em 2008.
Na lista dos municípios pesquisados pelo IBGE, Apodi ficou na terceira colocação, perdendo apenas para Mossoró (melão); Touros (abacaxi) e vencendo Ceará-Mirim (cana-de-açúcar, mandioca e mamão) e São José de Mipibu (cana-de-açúcar e mamão). Apodi mostrou força na produção de arroz e criação de caprinos e ovinos.
No Vale e Chapada do Apodi, está concentrada uma das mais fortes e organizadas cadeia produtiva do território potiguar. Destacando-se a produção de arroz, frutas, hortaliças, mel de abelha, castanha de caju, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, criação de galinhas e várias outras atividades.
Fonte:Jornal de Fato

NOTA DO BLOG:
Apesar das dificuldades encontradas pelos agricultores (as) do município de Apodi, os dados do último censo do IBGE mostram a fortaleza e a capacidade de produção desse setor, onde é desenvolvida atividades agrícolas totalmente sustentáveis respeitando o meio ambiente e promovendo desenvolvimento tanto social, ambiental e econômico.
Aos que defendem cegamente o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi (inclusive o Sec. Municipal de Agricultura de Apodi outro dia em uma reunião na Casa de Cultura afirmou ser deficiente a produção dos Agricultores familiares) fica a resposta através destes dados. O que falta na verdade é apoio/incentivo aos Agricultores Familiares de Apodi (Chapada/Vale) que luta e constroem uma vida melhor através de sua força e coragem.
FICA A REFLEXÃO: Se perímetro Irrigado trouxesse o tão sonhado "Desenvolvimento" Baraúnas e Assú estariam liderando esta pesquisa, ou não?
Por: Agnaldo Fernandes

Um comentário:

leandro disse...

boa matèria. adiciona esse link ai e depois manda o seu. http://corregoinformado.blogspot.com/