quinta-feira

Encontro sobre compras governamentais reuniu mais de 70 participantes em Messias Targino.

 


Encontro da Asa realizado em Messias Targino foi bastante participativo

Mais de 70 participantes entre secretários de educação, agricultura, membros dos conselhos da merenda escolar, dirigentes de sindicatos e associações rurais dos municípios de Almino Afonso, Apodi, Baraúna, campo Grande, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D`água dos Borges,Patu, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Triunfo Potiguar e Upanema estiveram reunidos nesta quinta-feira (24) em Messias Targino no encontro da ASA Micro Regional Médio Oeste, onde foi discutido as políticas de compras governamentais e as experiências do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar.

Agricultores fizeram vários esclarecimentos durante o encontro

Na abertura do encontro foi exibido o documentário do projeto Meu Sertão que Produz, que foi o ganhador do premio Sebrae prefeito empreendedor do RN, que o município de Messias Targino foi vencedor.
Edivânia do Sintraf de Apodi

Sobre os programas de compras governamentais foram feita uma exposição por Breno, que coordenou toda implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar, no município de Mossoró e Jair Barreto, assessor do Mandato do deputado estadual Fernando Mineiro que tem tido uma atuação de destaque no estado na implantação do PNAE.

Jair destacou conquistas da agricultura familiar

Mais de 70 representantes participaram do evento
Breno destacou a necessidade de diálogo com o Poder Público
Os dois destacaram as experiências já existente e a necessidade de uma grande parceria entre o poder público e os segmentos organizados que atuam na agricultura familiar para a implantação de no mínimo 30% dos produtos da agricultura familiar para a complementação da merenda escolar. Após as exposições foram feitas várias intervenções buscando esclarecimentos sobre o assunto.

Agricultora Maria José

Dirigentes Sindicais da FETRAF-RN, participaram do encontro
Agricultor Edson Tavares

As experiências bem sucedidas dos agricultores familiares também foram apresentadas e debatidas durante o encontro. Os agricultores familiares de Messias Targino, Edson Tavares e Maria José, que produzem hortaliças orgânicas falaram de suas experiências na produção e comercialização e a importância das políticas de compras governamentais para venda de suas produções.

Avaliação do encontro foi bastante positiva
Representante da Cooafap durante encontro sobre compras governamentais
Integrante da Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi (COOAFAP) apresentou sua experiência tanto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar. Também foi feita a apresentação do diagnostico sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar que trabalhou nos municípios do Território do Sertão do Apodi feito pelo Projeto Nutri.
Raimundo Canuto destacou importância da Credioeste-Sol para a agricultura familiar
Fábio destacou a realização do evento

Foram definidos vários encaminhamentos para garantir que o PNAE da agricultura familiar seja implantado na base de Asa, e que o tema voltará a ser discutido nos próximos encontro.
Fonte: Site do Pôla Pinto

Nenhum comentário: