terça-feira

Primeira turma de Pedagogia da Terra prepara formatura.

Foto: Incra/RN

A primeira turma a concluir o curso superior em licenciatura plena em Pedagogia da Terra iniciou esta semana os preparativos para colação de grau, que ocorrerá em março. No último sábado (19), às 11h, foi realizado um encontro entre os 156 formandos,  professores e coordenadores do curso. A atividade aconteceu no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró (RN), e contou com a presença do superintendente regional em exercício do Incra/RN, Mário Moacir de Almeida, e de representantes de  instituições e entidades que compõem a parceria do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera).
O último módulo de aula foi aplicado no segundo semestre do ano passado. Os estudantes são de assentamentos da reforma agrária dos Territórios da Cidadania do Açu/Mossoró e Sertão do Apodi. Eles realizaram os trabalhos de conclusão de curso nos próprios assentamentos em que moram. Esta é a primeira turma de nível superior a cursar Pedagogia da Terra. A ação é uma parceria do Incra com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e com movimentos sociais.
O curso teve carga horária de 3.270 horas-aula. A grade incluiu disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistiram aulas presenciais (tempo/escola) no Campus Central da Uern e no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró. Também realizaram vivência nos assentamentos rurais (tempo/comunidade). A grade escola foi concluída em janeiro passado com a apresentação da monografia de final de curso, cujo tema foi Pedagogia e o Meio Rural.
De acordo com Mário Moacir, depois de formados, os assentados poderão trabalhar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na educação de jovens e adultos, na coordenação pedagógica de instituições de ensino e na gestão e desenvolvimento de projetos na área de educação.
Fonte: Site do MDA 

Nenhum comentário: