sexta-feira

Para promotor, novo Código Florestal é um "tiro no pé"

O promotor de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Marcelo Pedroso Goulart, afirmou ontem que a aprovação do novo Código Florestal foi um "tiro no pé" dos próprios agropecuaristas.
Sem preservar o meio ambiente, diz, eles não conseguirão produzir alimentos.
Conforme reportagem publicada anteontem pela Folha, com o novo código em vigor, 680 inquéritos que investigam danos ambientais na região sairão da mira do Ministério Público e poderão perder sua eficácia.
O texto do novo Código Florestal foi aprovado anteontem na Câmara, em Brasília (DF), e agora segue para análise dos senadores.
Na opinião de Goulart, a aprovação do novo código vai gerar prejuízos ao meio ambiente e também à produção agrícola.
"Isso vai acontecer porque, sem conservar as áreas ambientais, os agricultores não terão água, por exemplo, para irrigação das plantações", disse.
Goulart afirmou que a aprovação do novo texto contraria a ciência e atende apenas aos interesses dos grandes latifundiários.
"Agora, espero que haja uma mobilização para que o Senado não aprove o novo código como está."
Segundo o novo texto, as agriculturas existentes em APPs (áreas de preservação permanente) poderão permanecer e os agricultores que desmataram até junho de 2008 não serão obrigados a recuperar as áreas.
"Isso vai contribuir para que a região siga em estado permanente de degradação, tornando-se um grande deserto biológico, sem vegetação", disse o promotor. 

Da Folha de S. Paulo
Fonte: Site do MST.

Um comentário:

PROF.ROBERLAND@LIGIA disse...

FAVOR PUBLICAR:

http://aloeducacaoapodi.blogspot.com/2011/05/para-que-os-professores-da-pma-pagam.html