quarta-feira

Confira 15 dicas para um carnaval mais seguro

 

Para brincar o Carnaval em paz, o folião não pode se descuidar da segurança. A aglomeração de pessoas em espaços limitados (salões de clubes, avenidas, sambódromos e praias), somada ao consumo de bebidas alcoólicas, facilita a ocorrência de furtos, assaltos e outros atos de violência.

Dicas
- Não saía para a folia objetos de valor, como jóias, bijuterias, relógios e celulares. Tenha apenas o documento de identidade, o cartão do plano de saúde, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar.
- Ande sempre com uma lista de telefones úteis, como os da delegacia mais próxima e de hospitais de plantão. É bom, também, carregar um cartão com um telefone para contato, e o nome de um hospital para onde você seria levado, em caso de acidente.
- Ande sempre em grupos e evite locais desertos, principalmente à noite. Mulheres são muito visadas, por isso, têm de evitar sair sozinhas.
- Não se envolva em brigas ou tumultos, afinal, Carnaval é para se divertir. Mas, cuidado com as brincadeiras, pois nem sempre as outras pessoas querem participar!
- Não namore em ruas desertas ou becos. Casais desatentos são alvos fáceis para os criminosos. Tenha cuidado, também, com quem vai ficar. Não aceite convites de estranhos para sair da folia, por mais irrecusável que a proposta seja.
- Para quem for a pé para os locais da folia, a melhor dica é andar sempre em grupo, e ficar atento. Caminhe no centro da calçada, no sentido contrário ao do trânsito, para perceber qualquer aproximação de veículo suspeito.
- Se for de carro para a folia, atenção! O risco de assaltos é maior, além da ameaça de acidentes causados por excesso de bebida. Se dirigir, não beba. Se beber, deixe o carro em casa.
- Não estacione o carro em locais isolados ou mal iluminados; prefira sempre os estacionamentos pagos. Atenção com suspeitos nas proximidades, nas horas de estacionar e de sair.
- A melhor opção é dividir um táxi com amigos.Para um grupo grande, é melhor contratar um veículo de lotação. Fica mais barato e o grupo pode acertar a hora em que o motorista buscará seus integrantes.
- Os camarotes são os lugares mais seguros, mas é importante saber a hora de chegar e sair deles. Vá para a foco da folia o mais cedo possível. Se possível, saía nos intervalos entre um bloco ou escola de samba e outro.
- Na estrada, deve-se dirigir com segurança: use sempre o cinto, respeite o limite de velocidade, a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.
- Quem alugar uma casa perto das regiões de desfile, deve contratar um segurança habilitado para ficar no local 24 horas, e garantir a sua proteção. Assim, a única preocupação será se divertir.
- Para evitar assaltos em terminais de auto-atendimento, calcule antecipadamente o dinheiro de que necessitará, e saque antes do Carnaval.
- Mas, se gastar mais do que previa e tiver de ir a um terminal de auto-atendimento, não o faça à noite. E saque em locais seguros, como hipermercados.
- Antes de viajar, os turistas devem se informar sobre a estrutura do evento: onde serão instalados os postos médicos, policiais e de atendimento a visitantes.

Nenhum comentário: