sábado

EMPARN prevê Pancadas de chuvas durante Carnaval




FOTOS:  MARCELO BENTO
Emparn prevê chuvas fortes durante
o período de Carnaval em todo o Estado.



A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) prevê chuvas fortes durante o período de Carnaval. Aliás, o meteorologista Gilmar Bistrot informa que o inverno neste ano será acima do normal e alerta as autoridades para se prepararem para possíveis inundações, como aconteceu em 2009, principalmente, no Vale do Açu e do Apodi.
Em 2001 já houve uma pequena temporada de chuvas, que causou estragos na região do Trairi. Agora, conforme a Emparn, depois de um veranico, as chuvas retornaram. Para os especialistas, o período chuvoso será mais intenso nos meses de março e abril. Neste início de março, três pequenos açudes se romperam destruindo o acesso à cidade de Campo Grande via BR-110.
No Rio Grande do Norte, em 2008, o inverno foi forte, tão forte que muitos dos agricultores da chapada do Apodi perderam a safra de milho, feijão e sorgo. Em 2009, o inverno foi considerado moderado, adequado para a produção de legumes. Se destacou a produção de cebola em Baraúna, que obteve safra recorde, com os produtores lucrando bem.
Em 2010, o inverno foi fraco. Insuficiente para o pequeno produtor colher o feijão e milho em regime de sequeiro. Inverno fraco é sinônimo também de prejuízo para os produtores de castanha e caju. Na Serra do Mel, que tem 4 milhões de pés de cajueiros, a produção foi apenas 20% da safra de 2009, quando foram produzidos quase 20 mil toneladas de castanha.
Para este ano, a expectativa maior é com relação ao pequeno produtor rural, que perdeu a safra em 2008 devido ao inverno forte e perdeu a safra em 2010 devido ao inverno fraco. Esperam boa safra, apesar da previsão da EMPARN prever inverno superior ao de 2009. Para a defesa Civil Estadual, além do Vale do Açu e do Apodi, Mossoró também inspira cuidados.
Na região serrana de Martins e Portalegre, as respectivas prefeituras investiram na manutenção das galerias da subida da serra, como forma de reduzir as chances de desabamentos. Os bombeiros e as equipes de defesa civil estão preparados para possíveis evacuações, tanto no Vale do Açu como do Apodi. Em Ipanguaçu, o trabalho tem recebido mais atenção no bairro Maria Romana.
Fonte: Jornal De Fato

Nenhum comentário: