sexta-feira

O RN Contará com Parque Eólico ainda este Ano.

A Eólica Potiguar, responsável pelo parque eólico Mangue Seco 1 a 4, Cabugi, Potiguar e Juriti em Guamaré, anunciou que deve começar a funcionar até setembro deste ano. O complexo terá uma potência instalada de 104MW, suficiente para suprir uma cidade com 540 mil habitantes. O empreendimento é uma parceria da Petrobras e Wobben Windpower
O investimento total para implantação dos projetos, que também contam com apoio da Alubar Energia e Eletrobras, é de aproximadamente R$ 430 milhões. Ontem, o Banco do Nordeste anunciou uma operação de crédito de R$ 84 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Quando instaladas, as quatro usinas terão 52 aerogeradores construídos pela própria Wobben Windpower, empresa brasileira subsidiária da Enercon GmbH. Cada torre possui 108 metros de altura e pás com 42 metros. 
A Wobben é a única fabricante de aerogeradores de grande porte instalada no Brasil, embora a sede fique na Alemanha. Isso é considerado mais uma vantagem, segundo os administradores do empreendimento. Cerca de 700 pessoas trabalham, atualmente, na execução dos projetos.
De acordo com o diretor-presidente Edmilson Cinquini, a experiência das empresas envolvidas é o que garante o sucesso do projeto. Ele ressalta que o grupo não enfrentou problemas com relação à instalação da linha de transmissão: "Nosso trecho é muito curto, de 8km. Além disso, vamos utilizar uma subestação já existente que é da Petrobras."
O superintendente estadual do Banco do Nordeste, José Maria Vilar, disse que essa é a primeira operação de crédito para geração de energia eólica firmada em 2011, mas a instituição financeira tem interesse de continuar apoiando empreendimentos como esse.
"Contribuímos assim, para o estabelecimento da infraestrutura necessária ao desenvolvimento da região", disse.
Fonte: Jornal De Fato.

Nenhum comentário: