quinta-feira

Chuva de meteoros poderá ser observada na madrugada de hoje para amanhã


A partir da noite de hoje, 5, será possível ver no céu uma chuva de meteoros que pode ser vista a olhos nus. O fenômeno é provocado pelos detritos do cometa Halley, que passa pelo sistema solar a cada 76 anos, tendo sido a última aparição em 1986.
Embora a passagem do cometa seja uma raridade a chuva de meteoros é um espetáculo que acontece todos os anos, justamente quando o planeta passa por esta nuvem de detritos deixada por ele. De acordo com a agência espacial americana, nos momentos de maior intensidade, a chuva poderá ter de 40 a 60 meteoros caindo por hora.
Neste ano, a observação será privilegiada no hemisfério Sul, por causa do ângulo de inclinação da Terra, e atingirá o pico entre a noite de hoje e a manhã desta sexta-feira, 6. Outro fator que vai favorecer a visualização será a lua nova, que deixa o céu mais escuro.
Em todo o Brasil será possível observar a chuva de meteoros, com maior visualização em áreas com pouca iluminação. O melhor horário para observar o fenômeno é às 4 horas da manhã, horário em que a constelação Eta Aquarida (a direção das chuvas de meteoro) está mais alta no horizonte.
Fonte: Portal IG in Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: