domingo

MERCADORES DE AMIZADE

A vida às vezes parece não se adequar aos moldes e fórmulas estipuladas pelo sistema. Um sorriso nem sempre significa alegria, um choro não é necessariamente sinônimo de tristeza, silêncio não está compatível à definição de dúvida e por fim ter amizades não quer dizer que se têm amigos.
A sociedade vive em confronto de definições. Há guerra de posições, disputa por títulos e contrabando de amizades. Em meio a essa realidade o ser humano se torna um animal irracional, mercadejando sentimentos e ferindo pessoas.
Os valores estão invertidos. A amizade deveria ser o tesouro mais precioso, a jóia mais cara, o diamante mais exuberante e a esmeralda mais cobiçada de todos os séculos. No entanto, o conceito de amigos está sendo reduzido a meras jogadas de interesse.
O amigo tem que ser simplesmente amigo. A verdadeira amizade dá espaço para errar, ajuda a acertar, sofre com as dores e se alegra com o sucesso. Amizade é um caminho que poucos conseguem percorrer, pois a trajetória só está completa quando ambos cruzam a linha de chegada de mãos dadas.
As decepções decorrentes da amizade é algo que a bíblia apresenta com pesar: "até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar" - Salmos 41:9. O mercado de amizade também foi descrito nas Escrituras: "as riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa" - Provérbios 19:4.
A pior frustração da humanidade é saber que de todas as amizades quase sempre não se encontra um amigo. Contudo, em meio a tanta falsidade, hipocrisia e safadeza ainda assim se pode achar um amigo verdadeiro.
Alguém que mesmo contemplando o coração do homem apertado e machucado consegue fazer germinar do deserto um lindo jardim. Esse amigo íntimo se chama Jesus de Nazaré.
A pessoa que tem a oportunidade de desfrutar da amizade de Cristo desafia o sistema e faz o homem novamente acreditar na força da amizade. Paulo diz: "estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" - Filipenses 1:6. E escrevendo para Timóteo afirma: "se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" - 2 Timóteo 2:13.
O sentido que deveria permear a amizade se torna de fácil assimilação quando analisado pelo prisma de Cristo. O Senhor Jesus não tem nada a ganhar sendo amigo do homem, porém Ele quer ser amigo, pelo simples fato de ser amigo.
Escute o amigo a lhe dizer: "já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" - João 15:15.
Que possamos quebrar o mercado que vende amizade a preço de banana e voltar nossos corações para construirmos relacionamentos sólidos e consistentes. Amigos que sejam amigos... Que Deus nos ajude!
Autor
Vinicius O. S. Guimarães

Nenhum comentário: