quarta-feira

Chuva faz estragos e Defesa Civil mantém estado de alerta

A forte chuva registrada ontem em Mossoró causou diversos estragos na cidade. Em vários pontos o que se viu foram alagamentos, casas invadidas pela água, canais obstruídos, carros isolados e até o desmoronamento de uma casa no bairro Costa e Silva.
A Defesa Civil mantém estado de alerta e tem um plano de contingência pronto para os casos de emergência. “Não temos registros de famílias desabrigadas em Mossoró, mas estamos atentos ao nível dos reservatórios e caso haja algum risco, vamos atuar imediatamente”, afirmou Álber Nóbrega, secretário de Defesa Civil.
Com relação aos registros de ontem, a casa do bairro Costa e Silva que não resistiu à precipitação e acabou caindo, estava vazia. Oficiais do Corpo de Bombeiros estiveram no local e isolaram a área.
No centro da cidade, os problemas habituais voltaram a se repetir. Bueiros e galerias entupidos fizeram com que a água invadisse algumas calçadas prejudicando lojistas, motoristas e pedestres, que procuravam refúgio em locais mais altos.
Na Avenida Francisco Mota, os moradores das redondezas observavam atentamente o nível elevado do riacho que, por pouco, não chegou a atravessar a via de intensa circulação.
Um pouco mais à frente, ainda na avenida, os moradores lamentavam a invasão das casas pela água. “Hoje a situação foi mais complicada. Aqui não pode chover forte que as casas alagam”. O relato é do repositor de supermercado Josinaldo Alberto da Costa.
As chuvas foram tão intensas no bairro Costa e Silva que o muro do campus leste da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) chegou a cair em dois pontos. A queda foi um dos principais motivos para que as casas próximas fossem alagadas.
Próximo ao local, na Rua Filgueira Filho, Alto de São Manoel, outras residências foram invadidas. A casa de Ronaldo Cabral nunca tinha passado por situação parecida desde os 12 anos em que ele reside. “Depois que asfaltaram essa rua na semana passada é que ficou alagado. Depois que colocaram o asfalto o nível da rua ficou mais alto e a água não tem como escoar do quintal das casas pra ir pra rua”, relata.

Com informações do repórter Bruno Soares
Foto: Ednilto Neves
Fonte: Site do Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: