sexta-feira

Feira viabiliza permanência de agricultores e familiares no campo.

Por Aline Oliveira e Marcelo Matos
Da Página do MST

Até amanhã (18/8),Canindé - município do Estado do Ceará - sediará a IV Feira da Reforma Agrária e Agricultura Familiar, organizada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE).

O evento contará com a participação de 102 agricultores vindos de assentamentos da Reforma Agrária e comunidades rurais, sendo 96%  de áreas de assentamentos. Canindé é o município brasileiro com maior número de assentamentos da Reforma Agrária, mais de 70.

A Feira da Reforma Agrária e Agricultura Familiar é promovida desde julho de 2008. Iniciou com a participação de 15 feirantes, que vem dando continuidade, hoje, com um número maior de assentamentos e comunidades rurais da região. De acordo com a  Maria Verônica, da Coordenação Estadual do MST, em Canindé, a Feira “possibilita a permanência das famílias  no campo,  a melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas, gerando emprego e renda”.

Para  Josenildo Miguel, da Coordenação Geral da feira e da Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE)  “o  diferencial das feiras da Reforma Agrária e Agricultura Familiar é que são comercializados  diversos produtos, livres de agrotóxicos e tem a participação de um  numero  expressivo de agricultores e agricultoras”.

Os principais produtos vendidos na Feira, são: cheiro verde, tomate, alface, acerola, coco, milho verde ata, tapioca, beiju de farinha, ovos, galinha caipira, capote (galinha Guiné), peixe e artesanatos de palha e barro entre outros. Tudo produzido pelas famílias assentadas. “isso mostra que a Reforma Agrária dá certo”, completa Josenildo.

A Feira conta com o apoio do  Instituto Agropolos, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Instituto Vida Melhor (IVM), Rede de Ates e Rádio São Francisco de Canindé.


Fonte: Site do MST

Nenhum comentário: