segunda-feira

I Encontro de Acesso à Terra no Semiárido reune diversas experiências de luta pela Terra no NE e MG.


Foi encerreado ontem, dia 12 de agosto, o I Encontro Nacional de Acesso à Terra no Semiárido, realizado na cidade de Terezina, PI. O encontro, que teve início na última quarta-feira, foi organizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido e a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA Brasil, e reuniu mais de 100 camponeses e camponesas de todos os estados do Nordeste e Minas Gerais e organizações da sociedade civil para debater sobre a realidade agrária do Semiárido Brasileiro.
A atividade pretendeu proporcionar reflexões e debate sobre a democratização da terra para garantir a soberania alimentar das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro. Para isso, o evento reuniu quatro temas centrais: direito ao território; atingidos e/ou ameaçados pelo agro-hidronegócio; reorganização fundiária e agricultura familiar e crise fundiária.
Para favorecer um processo de reflexão mais aprofundado sobre a realidade agrária do Semiárido do Brasil, as temáticas foram apresentadas através de experiências de luta pela terra que foram mapeados em todos os nove estados da ASA. Para Denis Venceslau, da Comissão Pastoral da Terra do Pajeú (PE), “a realização deste Encontro foi muito importante dentro do contexto do semi-árido nordestino, pois para muitos camponeses e camponesas, as conquistas de muitos de seus direitos passam necessariamente pela conquista da terra e pelo acesso à àgua”.

Setor de Comunicação da CPT NE II, com informações da assessoria do Encontro

Nenhum comentário: