sexta-feira

ASSENTAMENTO MILAGRE RECEBE VISITA DO PROJETO RN SUSTENTÁVEL






No último dia 04 de junho estiveram presentes em uma Visita de Intercâmbio ao Assentamento Milagre, em Apodi/RN técnicos do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável (RN Sustentável) que vieram conhecer as experiências desenvolvidas com relação ao meio ambiente. Acompanhando a comitiva também se fez presente a Supervisora Local do Projeto Dom Helder Câmara/SDT/MDA Ana Paula Oliveira e Francisco Gonçalo, Agente do Campo.

A programação contou de apresentação dos projetos em execução e os já implantados, com destaque para o Projeto de Gestão dos Resíduos Sólidos em Assentamento de Reforma Agrária financiado pelo FIA – Fundo de Incentivo Ambiental/Projeto Manejo Sustentável de Terras do Sertão/FIDA/PDHC, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade do ambiente e da vida das famílias com a gestão dos resíduos sólidos. Também se pretende trabalhar a consciência dos moradores/as com relação à problemática do lixo, promover a gestão adequada dos resíduos sólidos, melhorar o conhecimento com relação às práticas de gestão do lixo e se fazer a articulação com parceiros (públicos e outros).

A equipe técnica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar –TERRA VIVA viabilizada através do PDHC acompanha 30 famílias, é formada por uma Assistente Social (Cláudia Mota) e um Técnico em Agropecuária (Gil Araújo), estes apresentaram todas as etapas que serão desenvolvidas, bem como alguns equipamentos que já foram adquiridos. Foi uma discussão bastante interessante, pois todos/as acharam uma excelente iniciativa de se trabalhar à questão da coleta e reciclagem do lixo, ou seja, as famílias buscaram iniciativas de solucionarem ou reduzirem este problema.

Outra ação que foi bastante discutida com os visitantes foi à implantação do Projeto Piloto da Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico viabilizado em parceria com a UFERSA/ UNP e UERN. Esse projeto iniciou em 2008/2009 a partir de uma parceria estabelecida com a TERRA VIVA que já tem atuação nessa área há mais de 10 anos. A Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA através do Professor Miguel Ferreira e do aluno de Doutorado Marcírio de Lemos enfocaram todos os processos de implantação, destacando as dificuldades enfrentadas inclusive no financiamento. Relembraram como foi possível viabilizar uma pesquisa que já há algum tempo tinham em mente, como foram os critérios para escolha do local, a participação das famílias em todos os processos, os recursos investidos, etc.  Foram meses de trabalho envolvendo professores, alunos e as famílias beneficiárias, mostrando que somente a ação coletiva é capaz de fazer acontecer e transformar o local. Hoje o assentamento está 100% saneado, coisa que não é comum em grande parte das cidades brasileiras. Durante a atividade foi apresentado à estrutura da estação de tratamento, os projetos já desenvolvidos/questão da produção já implantada, bem como as ações futuras.

No final desse importante encontro foi destacado pelos técnicos do Governo do Estado que experiências como essas precisam ser difundidas e replicadas em outros locais, sendo que a partir dessas visitas os mesmos vão se basear na construção dos Editais do Projeto RN Sustentável.

Por Cláudia Mota
Centro Terra Viva

Nenhum comentário: