sexta-feira

Presidente Dilma chora e se diz 'chocada'.

O ataque de um ex-aluno à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, fez a presidente Dilma Rousseff encerrar solenidade em Brasília e pedir um minuto de silêncio às vítimas. O perfil do Blog do Planalto no Twitter divulgou na tarde desta quinta-feira que a presidente pretende vir ao Rio para o velório dos alunos mortos.
"Presidenta Dilma diz que pretende comparecer ao velório das crianças mortas em ataque no Rio", diz o perfil.
Após evento com mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Dilma disse que fará "todo o esforço possível" para ir ao Rio prestar solidariedade às famílias das vítimas do atirador. Ela afirmou estar aguardando informações do prefeito Eduardo Paes sobre o horário do velório e enterro. O mais provável é que Dilma vá para o Rio na tarde de sexta-feira, depois de receber o líder da banda U2, Bono, no Palácio da Alvorada. A presidente embarcaria do Rio, à noite, para a China, onde cumprirá agenda oficial na próxima semana.
Encerrada a solenidade desta quinta-feira, ela decretou luto oficial de três dias . Dilma, que festejava a marca de um milhão de empreendedores individuais, alcançada graças ao fim da informalidade e à redução da alíquota da Previdência de 11% para 5%, disse, com voz embargada:
- Hoje temos que lamentar o fato que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não era característico no país ocorrer esse tipo de crime. Vamos nos unir aqui em repúdio a esse ato de violência, sobretudo contra crianças indefesas. Crianças que perderam a vida e o futuro - disse a presidente. - Vamos fazer um minuto de silêncio em homenagem a esses brasileirinhos que foram tirados tão cedo da vida - completou Dilma, chorando.
Dilma conversou com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e com o prefeito Eduardo Paes por telefone e determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que tome providências em conjunto com as autoridades de segurança do estado.
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vai para a escola, seguindo orientação de Dilma. Segundo o secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, depois de passar pelo local da tragédia, a ministra visitará parentes das vítimas.
O presidente do Senado, José Sarney, classificou a ação como um atentado terrorista. Ele acrescentou que a tragédia deve servir de alerta para as autoridades sobre a questão da segurança nas escolas brasileiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nosso governador deverá tomar medidas de segurança, para que o caso ocorrido não venha a se repetir e lamenta, prestando solidariedade as famílias.