sexta-feira

O que são agricultoras e agricultores experimentadores?


Seu Luis, entrevistado do Riquezas da Caatinga, é um agricultor experimentador. Foto: Viviane Brochardt

Já começaram os preparativos para o II Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, que será realizado em Pesqueira, Pernambuco, entre os dias 27 e 29 de abril. O evento deve reunir cerca de 300 pessoas, sendo a maioria de agricultores e agricultoras de todos os estados do Semiárido que são conhecidos como experimentadores.
Mas o que são agricultoras e agricultores experimentadores? O Riquezas da Caatinga, programa de rádio da ASA, abordou esta temática no programa Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, que apresenta a história de algumas dessas pessoas que encontraram alternativas simples e criativas para conviver com o Semiárido. É o caso agricultor Luiz Eleutério, da comunidade de Queimadas, município de Cumaru, em Pernambuco, que já tem várias invenções, entre elas a carroça basculante.
Nesse programa, é possível conhecer também a história da agricultora Maria das Graças Gomes, conhecida como Dona Gracinha, moradora do Sítio Girau, em Remanso, na Bahia. Ela inventou uma forma criativa de proteger o queijo de cabra que fabrica da ação de moscas e mosquitos.
Fonte: Site da ASA 

Nenhum comentário: